O balão intragástrico é uma técnica pouco invasiva e muito moderna para te auxiliar a perder peso. Ao contrário de outros procedimentos, como cirurgias, ele não exige que você remova partes do seu estômago e muito menos o tamanho dele.
Isso porque, ele é colocado através de endoscopia.
Para quem cansou do efeito sanfona (engorda e emagrece)
Para quem tem obesidade grau 1 (o IMC de 30 a 39,9)
Para quem tem obesidade acentuada (o IMC acima de 35 com comorbidades ou acima de 40 sem condições clínicas para fazer uma cirurgia bariátrica ou que não desejam operar)
Para quem está na preparação para a cirurgia bariátrica
Para quem tem sobrepeso
Para quem deseja perder até 20% do seu peso corporal
Para quem busca um emagrecimento com saúde e duradouro
Para quem já tentou outras alternativas e não teve sucesso (canetas emagrecedoras, comprimidos, dietas…)
O balão intragástrico é posicionado com um endoscópio, que utiliza o percurso natural da boca até o estômago. Para ficar no seu tamanho normal, ele é inflado com um soro fisiológico e dura de 6 a 12 meses.
O balão não é permanente, ou seja, ele irá permanecer até que a sua meta de emagrecimento seja conquistada. Após esse período, ele será desinflado através do mesmo processo e será retirado do seu estômago com endoscopia.
Existem três tipos de balão intragástrico disponíveis no mercado:
duração de 12 meses
duração de 6 meses
duração de 4 meses
Tanto o balão ajustável e o não ajustável são feitos do mesmo material (silicone) e inseridos no paciente através da endoscopia. A grande diferença é que o não ajustável pode ser preenchido uma única vez no momento da colocação e o ajustável (duração de 12 meses) pode ter seu volume aumentado ou diminuído, conforme a necessidade e avaliação médica.
Já o balão deglutível, é uma cápsula (semelhante a um ômega 3), em que o paciente engole com o auxílio de um copo de água, é inflado no estômago. Ele tem duração de 4 meses e após a conclusão, é eliminado pelas fezes, sem a necessidade de retirar por endoscopia. É um material mais moderno.
Alguns pacientes podem ter alguns sintomas nos primeiros dias após a colocação do balão intragástrico. Os mais comuns são:
🤢 Náuseas 🤮 Vômitos 😖 Desconforto abdominal
Outros sintomas específicos
Em caso dos sintomas se intensificarem, o uso de medicamentos receitados pelo médico serão necessários para a melhoria. Caso isso não ocorra, a retirada precoce do balão será feita. Porém, a intolerância a ponto de ter que retirar o balão é baixa, aproximadamente de 1,5%.
Endereço: Avenida ator José Wilker, 600, no Union Work, bloco 2, sala 505.
Médica,
É graduada pela
Ao longo dessa caminhada, já são milhares de pacientes atendidos e procedimentos realizados. Sempre segue se aperfeiçoando e fazendo cursos de tratamento endoscópio para sobrepeso e obesidade, sendo uma das instrutoras do Curso de Endoscopia Bariátrica IRCARD 2023.
Existem alguns perfis de pessoas que não podem colocar o balão intragástrico, como grávidas e lactantes, quem já fez as cirurgias bariátricas no estômago (bypass ou sleeve) e pessoas com algumas doenças crônicas graves e não controladas.
Sempre digo que não é um custo, e sim, um dos melhores investimentos para a sua vida, que pode te proporcionar mais qualidade, bem-estar e longevidade, sem precisar fazer uma cirurgia invasiva, ter uma longa recuperação. Para mais detalhes de investimento e formas de pagamento, envie uma mensagem para o nosso time comercial no WhatsApp.
O resultado do uso do balão intragástrico varia de pessoa para pessoa, mas costuma ser muito perceptível nos primeiros meses de uso. Só para você ter ideia, quem usa o ajustável e o não ajustável, pode ter uma perda de até 20% do seu peso total. Já do deglutível, a média fica em 10 a 15% do peso.
Sim, um dos grandes diferenciais aqui da Clínica Soul Rio é o acompanhamento multidisciplinar. Acreditamos que para você ter um resultado mais rápido e mais duradouro, você precisa mudar seu comportamento. Acompanhamento por 6 meses ou 12 meses, a depender do modelo do balão escolhido. Você tem o direcionamento do médico, da nutricionista e da psicóloga para te ajudar no processo de emagrecimento.
A retirada do balão intragástrico é realizada também pela endoscopia, da mesma forma que ele foi colocado. E após o procedimento o paciente já está liberado para casa.
Nas primeiras semanas, logo após a colocação do balão, é necessário ter um cuidado especial, já que o estômago estará se adaptando. Por isso, uma alimentação específica será recomendada pela nutricionista que te acompanhará no processo.
O cardápio costuma seguir algumas etapas diferentes, e os alimentos são introduzidos aos poucos. Geralmente, são quatro etapas: